31 outubro 2013

Exercício de História de Mato Grosso (Unemat)

Aos Concurseiros que irão realizar concurso na região de MT,
Abaixo duas questões, que foram aplicadas no concurso da Universidade Estadual de MT (UNEMAT)



QUESTÃO 01

O movimento promovido pelo Governo Federal objetivando a ocupação e colonização das terras mato-grossenses, sob o patrocínio do presidente Getúlio Vargas, e implementado, principalmente, a partir de 1937, tinha como meta fazer com que as fronteiras econômicas e políticas se convergissem para que a nação se constituísse territorialmente num bloco homogêneo foi denominado de: 

a. Programa de Desenvolvimento do Noroestedo Brasil – POLONOROESTE.

b. Marcha para o Oeste.

c. Expedição Roncador-Xingu.

d. Instituto de Terras de Mato Grosso – INTERMAT.e. Comissão Especial de Terras. 


QUESTÃO 02

Uma das principais atividades da economia mato-grossense, no final do século XIX e nas primeiras décadas do XX, foi a produção de açúcar e aguardente em larga escala pelas chamadas usinas. Assinale a alternativa correta. 
a. Devido ao uso de tecnologia avançada, os trabalhadores das usinas eram altamente qualificados e, consequentemente, tinham boa remuneração.

b. A maioria das usinas se localizava às margens dos rios para facilitar o escoamento da safra e transportar a cana para processamento.

c. A produção açucareira em Mato Grosso, no referido período, era superada apenas pela extração da poaia, em termos de arrecadação de impostos.

d. A maior parte da produção das usinas era exportada para a Europa e os Estados Unidos.e. Os proprietários das usinas tiveram pouca ou nenhuma participação na vida política de Mato Grosso durante esse período.


Gabarito

1 – B
2 – B


Fonte: http://historiografiamatogrossense.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário