09 outubro 2013

Questões – Legislação Estadual - Administração

http://espalhegeral.blogspot.com.br/2013/10/questoes-administracao.html

Legislação Estadual - Banca – FGV

1 - De acordo com a legislação estadual referente ao Mato Grosso do Sul, as formas de provimento de cargo público estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
 a) Aproveitamento.
 b) Ascensão.
 c) Readaptação.
 d) Recondução.
 e) Reintegração.

2 - Com base no disposto na Lei Estadual n. 4.134, de 6 de dezembro de 2011, assinale a afirmativa correta.
  a) As funções de provimento efetivo se constituem em ampliação temporária das atribuições do cargo efetivo correspondentes a encargos de chefia, orientação, coordenação, supervisão e controle, sendo privativa de servidor ocupante de cargo de confiança do Quadro de Servidores do Ministério Público Estadual, que deverá atender aos requisitos profissionais ou de formação escolar, indicados para o seu exercício.
  b) As funções de confiança são de livre designação e dispensa do Colégio de Procuradores de Justiça, e serão criadas por este até o limite de 20% dos cargos de provimento efetivo do Ministério Público, observados os recursos orçamentários para esse fim.
 c) No âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul é vedada a nomeação ou designação, para cargo em comissão ou função de confiança, de cônjuge, companheiro(a) ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até quarto grau, inclusive, de membros ou servidores ativos ou inativos.
 d) As atribuições, a descrição das funções e os requisitos básicos exigidos e recomendáveis para o provimento dos cargos em comissão e das funções de confiança serão fixados em regulamento a ser expedido pelo Procurador- Geral de Justiça.
 e) No âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, a vedação de nepotismo não abrange a nomeação ou designação de servidor ocupante de cargo de provimento efetivo das Carreiras dos Servidores.
3 - Com relação à Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite que o administrador tenha condições pessoais de sucesso em qualquer organização independente do nível hierárquico ou da área de atuação. 

II. Enfoca a necessidade de o administrador desenvolver habilidades pessoais de diagnóstico e de avaliação situacional para a tomada de decisões.

III. Busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, integradas à realidade empírica, para que o administrador participe das situações de interdependência das organizações.
Assinale:
 a) se somente a afirmativa I estiver correta.
 b) se somente a afirmativa III estiver correta.
 c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
 e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas

Administração Pública
4 - "...o Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios constitucionais."

Os princípios constitucionais a que se refere o fragmento acima estão relacionados a seguir, à exceção de um. 
 a) Legalidade.
 b) Moralidade.
 c) Pessoabilidade.
 d) Publicidade.
 e) Eficiência.

Administração Financeira e Orçamento
Assinale a alternativa que indica os princípios que norteiam a Lei do Orçamento - Lei n. 4.320/64.
 a) Impessoalidade, Universalidade e Unidade.
 b) Universalidade, Unidade e Moralidade.
 c) Universalidade, Probidade e Discricionariedade.
 d) Anualidade, Legalidade e Probidade.
 e) Unidade, Universalidade e Anualidade.

Gabarito Oficio
Não nos responsabilizamos pelo Gabarito, pois o mesmo é oficial disponibilizada pela banca.

1 - b)
2 -d)
3- c)
4- c)
5- e)